SINDASP-MG se reúne com novo Secretário de Administração Prisional e leva demandas da categoria

5 Fev 20:39 2019 Por SINDASP Imprimir

O Presidente do SINDASP-MG, Adeilton Rocha, se reuniu pela primeira vez com o novo Secretário de Segurança Pública/Administração Prisional, Gen. Mário Lúcio, na tarde desta terça-feira (05.02). A reunião foi solicitada pelo SINDASP-MG para cobrar a regulamentação da Carga Horária com a inclusão da modalidade de plantão 24x72. Inicialmente, Adeilton inteirou o Secretário sobre o atual cenário do Sistema Prisional, sobre o trabalho do Sindicato e as principais demandas da categoria, ressaltando que o Sistema Prisional ficou estagnado durante a última gestão e que foram feitos inúmeros alertas sobre a situação caótica em que se encontra e nada foi feito, resultando em assassinatos de Agentes, motins, rebeliões e fugas.

O Secretário disse que está chegando agora, tomando conhecimento sobre a realidade do Sistema e os desafios que irá enfrentar e que contará com o apoio de todos, principalmente com a experiência dos servidores da carreira. Também participaram da reunião o Subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado, e o Secretário Adjunto, Dr. Gustavo Henrique. Ainda segundo o Secretário, o trabalho será feito sempre buscando o melhor para o Sistema Prisional e a valorização do servidor.

Adeilton então pediu que o Secretário desse uma atenção especial a questões urgentes como a regulamentação da Carga Horária com a inclusão da modalidade de plantão 24x72. O Presidente do Sindicato ressaltou que essa era uma pauta antiga que vinha sendo tratada com a gestão anterior e, apesar da morosidade do Governo, já estava bem encaminhada e uma minuta foi elaborada de forma consensual entre entidade de classe e Estado: "Estivemos cobrando a regulamentação da Carga Horária exaustivamente na gestão anterior. Foram inúmeras tratativas até elaborarmos uma minuta que já está pronta na SULOT". O General então pediu que essa minuta seja resgatada na Secretaria e que o plantão deve ser aceito e implementado de acordo com as peculiaridades de cada Unidade Prisional.

O SINDASP-MG também levou a proposta da convocação remunerada de Agentes Penitenciários (Bico Legal). Diante desta reivindicação, o Secretário informou que não acatará a proposta, visto que esta proposta diverge da regulamentação da carga horária, não sendo aplicável neste contexto.

O Presidente do SINDASP-MG também aproveitou a ocasião para pedir que também seja resgatada a questão da Lei Orgânica. O Secretário concordou com a relevância da pauta e que considera de extrema importância a normatização e regulamentação da carreira e que também resgatará esta questão e discutirá junto com o Sindicato antes de ser encaminhada à Assembleia.

Por fim, o Secretário reafirmou seu compromisso com o Sistema Prisional e deixou claro que seu gabinete estará de portas abertas para o Sindicato e para as demandas da categoria. Adeilton deu as boas vindas ao novo Secretário e desejou-lhe uma boa gestão.