SINDASP-MG realiza inspeções em unidades da região do Vale do Rio Doce

3 Ago 10:58 2018 Por SINDASP Imprimir

No início desta semana, entre os dias 1º a 3 de agosto, o SINDASP-MG, representado pelo Presidente Adeilton Rocha, esteve na região do Vale do Rio Doce realizando inspeções sindicais nas unidades de São João Evangelista, Guanhães e Peçanha.

Em todas as unidades foram identificados problemas que têm sido recorrentes no Sistema Prisional mineiro. O que mais chamou atenção durante as inspeções foram o aumento espantoso da população carcerária nos últimos meses e, paralelamente, a redução no número de servidores, agravando o problema já existente de déficit de agentes e superlotação.

Em São João Evangelista, mais de um terço dos Agentes são contratados e a unidade perderá grande parte de seu contingente, que já é insuficiente, ainda este ano. Já Guanhães recebeu cerca de 70 detentos após a desativação do Presídio de Conceição do Mato Dentro aumentando ainda mais a superlotação da unidade que agora possui mais de 180 presos.

Também ficou claro, durante as conversas com os Diretores e Agentes das unidades, que há um esforço enorme por parte dos mesmos para manter um mínimo de estrutura e o funcionamento destas unidades. Devido à situação de total abandono do Estado, os Diretores buscam apoio da comunidade e de outros órgãos como o Judiciário e o Ministério Público.

Todas as melhorias nas unidades como reformas de portaria, construção de vestiários e refeitórios, estão sendo realizadas através do apoio angariado junto aos conselhos comunitários. Para estas unidades também não foram destinadas viaturas. As mesmas tiveram que recuperar, novamente através de recursos advindos de parcerias, viaturas de outras unidades que já estavam baixadas.

Estes e outros problemas identificados foram registrados para elaboração de um relatório que será levado às autoridades responsáveis. Os encaminhamentos serão acompanhados pelo SINDASP-MG.