SINDASP-MG realiza inspeção sindical no Presídio de Ubá

27 Mar 18:56 2019 Por SINDASP Imprimir

O Presidente do SINDASP-MG Adeilton Rocha e os Diretores Everaldo Márcio e Leonardo Alexandre estiveram no Presídio de Ubá, onde realizaram uma Inspeção Sindical e conversaram com os Agentes da unidade ouvindo e registrando as demandas da região.

Durante a visita à unidade, que já foi inspecionada em 2017 pelo Sindicato, não houve mudanças significativas devido ao espaço que é inapropriado para o encarceramento e trabalho dos Agentes. O Presídio faz parte das unidades que eram da Polícia Civil e foram assumidas pela SEAP e não possui condições de encarceramento.

A unidade foi construída em um barranco, terreno totalmente irregular e inadequado para a unidade. Ao receber os presos, o Agentes têm que subir escadas para levá-los até as galerias. O ambiente é totalmente insalubre, sem luminosidade e circulação de ar adequadas.

Além da superlotação na unidade, com uma quantidade de presos três vezes maior do que o número de vagas, a mesma ainda abriga menores. O alto déficit de Agentes também é visível.

Um novo presídio está sendo construído na região, porém, apenas 60% das obras foram feitas e atualmente encontram-se paradas.

Pode-se perceber também que há um esforço da Direção em manter a unidade funcionando e minimizar os problemas, porém, o Sindicato constata que a solução mais adequada é desativar a unidade transferindo os detentos para o novo Presídio. Portando, será cobrada das autoridades a retomada e conclusão das obras do Presídio em caráter de urgência.