SINDASP-MG realiza inspeção sindical no Presídio de Caxambú

22 Mar 21:29 2019 Por SINDASP Imprimir

O Presidente do SINDASP-MG, Adeilton Rocha, dando continuidade às inspeções sindicais nas unidades do Estado, esteve no Presídio de Caxambú, no Sul de Minas, onde foi recebido pelo Diretor Geral Rafael Diniz, Diretor Adjunto Alexandre e pela Coordenadora de Segurança ASP Renata. Além da inspeção na unidade, o Presidente do Sindicato também ouviu as Agentes do Presídio que levaram denúncias de assédio moral e abusos de autoridade por parte da direção.

Em relação à unidade, que era cadeia da Polícia Civil e foi assumida pela SEAP, a mesma não possui uma estrutura adequada. Com a portaria descoberta, as Agentes têm que realizar procedimentos sob sol ou chuva.

Inicialmente, a unidade possuía apenas 40 vagas, mas foi expandida pela gestão, que construiu novas celas aumentando para 107 o número de vagas. Ainda assim, a unidade possui 117 detentas, excedendo o número de vagas.

Apesar de reconhecer a importância das obras de expansão da unidade, Adeilton percebeu que, com a construção das novas celas ocupou grande parte do espaço de circulação no entorno da unidade comprometendo assim a segurança da unidade. Não se sabe se houve um projeto aprovado pela Secretaria para a construção destas celas.

Outra questão observada pelo Presidente é que há uma grande preocupação com as condições de encarceramento, porém esta mesma atenção não é percebida em relação às condições de trabalho das Agentes, que não possuem alojamento e contam apenas com um refeitório pequeno, onde cabem poucas pessoas, sendo necessário revezarem-se para as refeições.

Todas as observações levantadas durante a inspeção e as denúncias levadas pelas agentes foram registradas e serão encaminhadas às autoridades competentes para as devidas apurações.