SINDASP-MG realiza inspeção sindical no Presídio de Carlos Chagas

20 Fev 12:00 2019 Por SINDASP Imprimir

Na tarde desta terça-feira (19.02), o Presidente do SINDASP-MG, Adeilton de Souza Rocha, esteve no Presídio de Carlos Chagas para inspecionar e averiguar a situação da Unidade. O Presidente foi recebido pelo Inspetor Faisanter Barbosa, que o acompanhou durante toda a Inspeção Sindical. Além disso, Adeilton também teve a oportunidade de conversar com alguns Agentes que também passaram suas reivindicações.

A então Cadeia Pública da Polícia Civil acumalava inúmeros registros de fugas, entrada de entorpecentes, celulares e armas. Após ser assumida pela Secretaria de Administração Prisional (SEAP) em 2017, tornando-se Presídio de Carlos Chagas, a unidade foi totalmente reconfigurada. As ocorrências não só diminuiram, como a ordem e disciplina passaram a fazer parte do cotidiano dos presos. Os Procedimentos Operacionais Padrão foram adotados com rigor pelos Agentes Penitenciários e os horários de visitas foram revistos.

Por outro lado, apesar de todo o esforço da Diretoria da unidade, que realiza uma boa gestão buscando recursos junto à sociedade, - como é de praxe - falta apoio da SEAP. O Presídio não possui veículo administrativo e possui apenas uma viatura, modelo Blazer, que foi enviada do Presídio de Teofilo Otoni e já não possui mais condições de uso. O veículo encontra-se bastante desgastado e só está em circulação graças aos esforços dos Agentes que realizam manutenções por conta própria e com ajuda da sociedade.

Também faltam melhorias na estrutura interna da unidade como a construção de refeitório e alojamentos e a cobertura na entrada da unidade. Além disso, a unidade não possui servidores técnicos administrativos tendo os Agentes que assumir as atividades administrativas, muitos em desvio de função.

Todas as observações foram registradas pelo Presidente e constará em relatório que será encaminhado às autoridades competentes.