SINDASP-MG leva pauta de greve ao novo Secretário da SEAP e alerta sobre a insatisfação da categoria com a atual gestão

3 Nov 11:37 2016 Por SINDASP Imprimir

O SINDASP-MG, representado pelo Diretor Carlos Alberto, esteve reunido com o novo Secretário da SEAP, Francisco Kupidlowski, para levar a pauta de reivindicações do movimento que deu início à paralização do Sistema Prisional Mineiro, em junho deste ano. Pauta esta que não foi cumprida até o momento, mesmo o Governo tendo assinado o Termo de Audiência se comprometendo a cumprir todos os itens em 90 dias.

Participaram também da reunião o ASP Leonardo, o Cel. Machado - Superintendente da SSPI - Major Edmar Pinto de Assis - Chefe de gabinete da SEAP - Cel Wilson Gomes de Assis - Subsecretario da SULOG – Drª Maria Cecília de Almeida Castro - Procuradora de Estado - Dra. Emília Castilho - Subsecretária de Humanização do Atendimento - Dr. Washigton Clark - Subsecretário de Segurança Prisional.

Diante desta situação, o Diretor Carlos Alberto, iniciou a reunião apresentando o atual cenário do Sistema e pontuando os itens da pauta, que precisam ser solucionados em caráter de urgência:

• Lei Orgânica e Aposentadoria Especial – O Secretário informou que assim que finalizado o projeto, dará o andamento da forma mais rápida possível para ser encaminhado à ALMG o quanto antes. Segundo Francisco, enquanto ele estiver à frente da Secretaria, dará andamento ao projeto sem maiores atrasos. Quanto à aposentadoria especial, o Secretário pediu para ter acesso à Minuta do Projeto de Lei Complementar apresentada pelo Sindicato e concordou sobre a importância da aprovação alegando todo o apoio possível para seu encaminhamento.
  • Carga Horária – O Coronel Machado informou que a Resolução disponibilizando os regimes de plantão 24 x 72, 12 x 36, 12 x 48 e suas respectivas folgas já está no Departamento de RH da SEAP e será publicada muito em breve.
  • Concurso 2013 – O Diretor Carlos Alberto pediu celeridade no Concurso ASP 2013, informando que este já se arrasta por três anos e aproximadamente 3 mil candidatos já foram aprovados no Curso de Formação e aguardam a homologação, nomeação e posse. O Secretário explicou que o andamento do concurso a partir de agora – homologação, nomeação e posse – depende da SEPLAG, mas que estará acompanhando e solicitando à Secretaria que seja feito o mais rápido possível.
  • TECAF e Carteira Funcional – Francisco informou que esta semana começa o TECAF de mais um agrupamento do Concurso ASP 2012. Quanto à Carteira Funcional, o Secretário disse que serão entregues, dentro do período de 4 meses, as Carteiras Funcionais em papel moeda.
  • Promoções e progressões – Todas as promoções e progressões já estão na SEPLAG para publicação. O Secretário Francisco se comprometeu a cobrar junto ao Secretário de Planejamento as publicações.
  • Diálogo - O Secretário informou que manterá reuniões mensais com o Sindicato com intuito de interagir e se atualizar das demandas da categoria.

Mesmo recebendo informações a respeito de todos os itens, o Diretor do SINDASP-MG fez um alerta ao Secretário sobre a falta de respostas concretas, que até o momento nenhum destes itens foram solucionados e diante destes apresentaram-se apenas intenções, respostas insatisfatórias para a categoria. Carlos lembra que haverá uma nova assembleia no próximo mês, onde a categoria irá decidir os novos rumos do estado de greve.