SINDASP-MG debate a situação do Sistema Prisional na região do Vale do Aço em Audiência Pública

9 Nov 12:18 2016 Por SINDASP Imprimir

O SINDASP-MG esteve em Ipaba, na região do Vale do Aço, para participar da Audiência Pública realizada na noite de ontem (07.11) que tratou das mazelas do Sistema Prisional na 12ª RISP, em especial das quatro Unidades da região (PDMC, CERESP, Presídios de Fabriciano e Timóteo) e seus reflexos para a sociedade.

Durante a sessão, foram expostas todas as dificuldades das unidades da região como as péssimas condições de trabalho, superlotação, falta de infraestrutura, além da alta demanda de pessoal e de investimento para um Sistema Prisional que se tornou uma bolha e encontra-se sucateado, adoecendo seus servidores.

Além do Presidente do SINDASP-MG, Adeilton Rocha, e do Diretor Daniel Anunciação, a Audiência também contou com a presença de autoridades locais como o Prefeito e Vice-prefeito eleito, o representante da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-MG, o conselho da comunidade, além de moradores e comerciantes locais.

Após algumas horas de discussão, ficou claro o descaso por parte do Governo para com o Sistema Prisional e seus servidores, com a sociedade e, inclusive, com sentenciados que possuem seus direitos violados, cumprindo suas penas em celas superlotados, ambientes insalubres e sem as mínimas condições de retornar ao convívio social.

O SINDASP-MG enfatizou que há dois anos vem tentando um diálogo com o Governo, que se mantém indiferente às demandas e à necessidade de uma reestruturação no Sistema, e que esta situação vem se arrastando ao longo dos anos sem nenhuma resposta efetiva por parte do Governo, nem mesmo ações para minimizar estas situações de abandono.

O panorama apresentado em Audiência preocupou o Prefeito eleito, Geraldo dos Reis Neves, que ficou alarmado com a gravidade da situação que atinge também a sociedade podendo provocar novos e sucessivos motins e rebeliões - movimentos que têm crescido na região nos últimos meses.

Os participantes agradeceram a iniciativa do SINDASP-MG e consideraram o debate louvável e de suma importância não só para os servidores do Sistema Prisional, como também para toda a sociedade.

O SINDASP-MG parabeniza os agentes Izaquel, Patricia e Lima pela iniciativa e ao representante da Subsede do Sindicato em Governador Valadares pelo apoio.

Sistema Prisional na região do Vale do Aço