Nota de repúdio

17 Out 13:42 2017 Por SINDASP Imprimir

O SINDASP-MG vem expressar seu total repúdio e descontentamento diante do INFELIZ, DESPREZÍVEL E LEVIANO pronunciamento do Tenente Coronel Peterson Rodrigo B. Silveira que, durante ciclo de palestras e debates do curso de pós-graduação em direito militar, acusou os Agentes de Segurança Penitenciária de serem corruptos ao afirmar:

"Se quiser tomar banho (o preso) e não tem sabonete, terá que, literalmente, comprar um nas mãos de um agente penitenciário habilitado para fazer o negócio e a tradição da coisa vendida para o preso. Em outras palavras, um sabonete no ambiente carcerário é vendido pelo agente penitenciário por R$ 50,00"

O discurso acima demonstra TOTAL FALTA DE CONHECIMENTO, RESPEITO E CARÁTER deste profissional (se é que podemos chamá-lo assim). Antes de falar do Sistema Prisional ou de qualquer outra corporação que não a sua, sugerimos que este cidadão reveja seus conceitos. Assim como qualquer outra corporação, onde tem atuação do homem, tem falhas. Nenhum Sistema é perfeito, nem mesmo o deles.

Sr. Tenente Coronel, meça suas palavras antes de falar de nossa categoria, nos respeite como os respeitamos. Temos certeza que o Sr. não conhece um décimo do que passamos dentro das unidades.

Não é o Sr. que tem que fazer vaquinha entre seus colegas para manter as mínimas condições de seus equipamentos para que o serviço seja executado.

Não é o Sr. que têm que buscar ajuda de outros órgãos para que ocorra manutenção nos veículos ou nas unidades.

Não é o Sr. que encara todos os dias um Sistema superlotado. Fica frente a frente com presos de alta periculosidade revoltados com suas condições de encarceramento.

Não é o Sr. que coloca suas vidas em risco dentro e fora das unidades.

Não é o Sr. que se depara todos os dias com as péssimas condições de trabalho, com a falta de estrutura de seu ambiente de trabalho, com equipamentos sem manutenção e mesmo assim, graças ao seu COMPROMETIMENTO COM O SISTEMA e seu esforço para manter a ordem e disciplina nas unidades consegue evitar que este barril de pólvora exploda!

Sr. Tenente Coronel, RESPEITE a nossa classe, o nosso trabalho.

Não temos culpa por termos alguns individuos com desvio de condutas no qual cabe aos órgãos de correição apurarem, por termos um Governo totalmente falho e displicente conosco, por não termos uma corregedoria e ouvidoria atuante, por não termos gestores preparados. Isto não é nossa culpa.

Pelo contrário: nós, AGENTES PENITENCIÁRIOS TEMOS ORGULHO DE NOSSA PROFISSÃO, DE NOSSO COMPROMETIMENTO, DE NOSSA GARRA E DE NOSSO CARÁTER.

Nós, do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Minas Gerais exigimos uma retratação imediata do Sr. Tenente Coronel Peterson Rodrigo B. Silveira em forma de respeito à nossa categoria!