Fugas na Penitenciária de Teófilo Otoni

3 Nov 11:27 2016 Por SINDASP Imprimir

Mais um exemplo típico das falhas do Sistema Prisional, não de seus servidores que fazem malabarismos para manter a ordem, mas da ingerência do Governo que parece que já perdeu o controle da situação que beira o caos. Fugas nos parece ser mais um reflexo disso, mais uma consequência de se ignorar um Sistema superlotado, com alto déficit de profissionais, sem infraestrutura alguma.

A fuga de sete detentos do Presídio de Teófilo Otoni na madrugada de ontem (27.09) não nos surpreende. A reportagem afirma que “A direção do Presídio de Teófilo Otoni instaurou uma investigação preliminar para apurar possível falha ou ilícito administrativos”. É mais fácil colocar a culpa nos poucos Agentes Penitenciários, que têm que se desdobrar para garantir a segurança de uma unidade superlotada, com centenas de detentos revoltados por mal conseguirem se movimentar nas celas. É muito fácil para o próprio órgão que irá julgar a situação não assumir a responsabilidade e culpabilizar o Agente.

Acorda autoridades! Temos nos deparado com fugas e rebeliões a cada semana. O que mais falta sermos ouvidos e levados à sério?