Entidades sindicais em defesa do IPSEMG se reúnem com o Secretário de Planejamento pedem autonomia do Instituto

8 Mar 17:14 2019 Por SINDASP Imprimir

Representantes das entidades sindicais em defesa do IPSEMG estiveram reunidos, hoje (08.03), com o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Otto Alexandre Levy Reis, para levar duas principais pautas de urgência para a recuperação do Instituto: o pagamento dos prestadores de serviços e a retomada a autonomia financeira e administrativa do IPSEMG.

O SINDASP-MG, representado pela Diretora Anita Tocafundo, e as demais entidades sindicais que participaram da reunião (Sindpúblicos, Sisipsemg, Affemg e Sind-UTE) levaram ao Secretário o posicionamento contrário ao envio das contribuições dos servidores para a Secretaria de Fazenda, conforme está proposto na Reforma Administrativa.

O Secretário confirmou que a intenção do estado é levar contribuição previdenciária para o Caixa Único e que a proposta já está na Assembleia. Além disso, o Governo pretende aumentar a contribuição patronal, ou seja, a do próprio Estado, para aumentar a arrecadação do Instituto.

Porém, os representantes das entidades deixaram claro que os problemas financeiros do Instituto está mais relacionado à gestão dos recursos do que à arrecadação. Os Sindicatos apontaram ao Secretário que o IPSEMG pode voltar a ter autonomia financeira e administrativa, pois é autossustentável, podendo inclusive utilizar-se se recursos próprios para sanar as contas com os fornecedores.

Diante da informação, o Secretário se dispôs a buscar os números do IPSEMG junto à Secretaria de Fazenda, enquanto às Entidades também farão este levantamento junto a outras fontes, e, em uma próxima reunião, fazerem um encontro de contas e avaliarem a possibilidade de autossustentabilidade do Instituto.

Por fim, as Entidades ressaltaram a importância desse diálogo com o Governo e deixaram claro que seguirão na luta pelo IPSEMG, inclusive contra a proposta da Reforma Administrativa de levar a Previdência para a Secretaria de Fazenda.