Departamento Jurídico do SINDASP-MG visita unidades do Sul de Minas

10 Jul 16:51 2017 Por SINDASP Imprimir

O Departamento Jurídico do SINDASP-MG, representado pelo Diretor da pasta Wesley Duarte e pelo Advogado Dr. Gabriel Cândido, visitaram unidades do Sul de Minas. Durante os dias 5 a 7 deste mês, os representantes do Sindicato estiveram nos Presídios de Poços de Caldas, Andradas, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá para conversar com os ASPs das unidades, registrar as demandas apresentadas, esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do trabalho do SINDASP-MG, apresentar as ações no qual Departamento Jurídico atua e os demais serviços oferecidos aos filiados.

Em todas as unidades, foi percebido o abandono do Estado tanto na estrutura física dos presídios, quanto nas celas superlotadas e na falta de pessoal. Todas e quaisquer melhorias conseguidas nestas unidades são frutos do trabalho dos Diretores em parceria com as prefeituras, o judiciário e/ou com a iniciativa privada.

O primeiro presídio visitado pelo Diretor Wesley e o Dr. Gabriel foi o de Poços de Caldas, onde a equipe do SINDASP-MG foi bem recepcionada pelo Diretor Geral Adriano Souza e pela Diretora Adjunta Monique Xavier. Na ocasião, os Diretores apresentaram ao sindicato algumas demandas da unidade que dificultam o trabalho dos Agentes como a falta de rádios HT e viaturas sem manutenção. Além disso, a unidade que possui capacidade para 170 presos, atualmente funciona com cerca de 300.

Em seguida, a equipe esteve na unidade de Andradas, onde foi recebida pelo Diretor Geral Gabriel Henrique e pelo Assessor de Inteligência, Clayton Júnior, que conversou rapidamente com os membros do SINDASP-MG e apresentou algumas demandas da unidade.

Já no Presídio de Ouro Fino, o SINDASP-MG foi recebido pelo Diretor Geral Aguinaldo Donizeti Machado que deixou toda a equipe bem à vontade para conversar com os ASPs e conhecer as instalações da unidade. Os ASPs reclamaram da falta de equipamentos, como coletes, munições e viaturas. A unidade também sofre com a superlotação: a unidade possui mais que o dobro de sua capacidade, são 180 detentos para 60 vagas.

O SINDASP-MG seguiu então para a unidade de Pouso Alegre, onde foram recebidos pelo Diretor Geral Sérgio Moraes e pela Diretora Administrativa Patrícia Vasconcelos. Os Diretores foram bastante receptivos com a equipe do Sindicato e apresentaram a estrutura da unidade que demanda de manutenção na pintura e na parte elétrica. Além disso, os Diretores também reclamaram da falta de rádios HT, impressoras e ração para os cachorros da unidade. Além disso, a unidade que possui capacidade para 308 detentos, atualmente possui cerca de 800.

Os representantes do Departamento Jurídico do SINDASP-MG também estiveram no Presídio de Santa Rita do Sapucaí, onde foram recebidos pelo Diretor Geral Gilson Rafael e conheceram o admirável trabalho de ressocialização realizado na unidade que já foi tema de reportagens veiculadas na mídia nacional e internacional. São diversas atividades desenvolvidas pelos detentos da unidade, desde pedalar bicicletas ergonômicas ligadas a baterias que geram energia limpa para o Município, até a reforma de prédios públicos que rendem um salário aos detentos cuja metade é repassada para a indenização de suas vítimas.

O Diretor Wesley e o Dr. Gabriel parabenizaram o Diretor pelo trabalho realizado na unidade. Apesar dos esforços da Diretoria, a superlotação ainda é presente na unidade: são 80 vagas para 147 presos. Além disso, o Presídio também demanda de pessoal e materiais como coletes – os que estão na unidade já estão vencidos – e viaturas.

Por fim, a equipe do SINDASP-MG esteve na unidade de Itajubá, onde foi recebida pelo Diretor Thiago e, em uma passagem rápida, ficou agendada uma nova visita para conversar com os Agentes da unidade.

O SINDASP-MG agradece a receptividade dos Diretores e dos Agentes das unidades visitadas e reforça que todas as demandas levadas por estes foram registradas para os devidos encaminhamentos.