Caos no Sistema Prisional

3 Nov 11:47 2016 Por SINDASP Imprimir

Mais uma consequência da negligência do Governo para com o Sistema Prisional. Na madrugada desta segunda-feira, detentos do Ceresp Ipatinga fizeram uma rebelião que resultou na morte de um preso e oito feridos. Esta não é, nem de longe, uma situação que deveria ser tão recorrente, mas é.

Tivemos duas grandes rebeliões, com detentos mortos e feridos, só no ano passado: em Governador Valadares e Teófilo Otoni. Nem assim o Governo acordou. Recentemente nos deparamos com o assassinato covarde do ASP Luciano, no Triângulo Mineiro, após inúmeras ameaças do crime organizado – que não se encerraram por sinal. Mais uma vez o SINDASP-MG alertou as diversas autoridades sobre a situação calamitosa enfrentada pelo Sistema Prisional, mais uma vez sem respostas concretas.

Os alertas levados pelo SINDASP-MG à antiga SEDS foram inúmeros. Superlotação, déficit de profissionais, falta de equipamentos de segurança, falta de infraestrutura nas unidades, péssimas condições de trabalho, são o que os Agentes Penitenciários – assim como os encarcerados - enfrentam todos os dias. AS CONDIÇÕES EM QUE O SISTEMA PRISIONAL SE ENCONTRA BEIRA O CAOS. Estamos simplesmente abandonados pelo Governo, que ignora todos os nossos alertas e propostas de melhorias.

Esperamos atitude e respeito por parte das autoridades que assumem a SEAP. Afinal, estas questões essenciais ao Sistema Prisional serão discutidas em uma pasta própria, não há desculpas para negligência e inércia. ATENÇÃO AUTORIDADES: O SISTEMA PRISIONAL BEIRA O CAOS!