Agentes Penitenciários e Socioeducativos poderão preencher o Reds

3 Nov 12:03 2016 Por SINDASP Imprimir

Foi realizada na manhã de hoje (10.10) a solenidade de abertura do curso de capacitação para uso do sistema do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) que passará a ser realizado pelos próprios servidores do Sistema Prisional e Socioeducativo. Inicialmente, o treinamento será oferecido aos servidores do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira e do Centro de Internação Provisória Dom Bosco, ambos de Belo Horizonte.

Segundo as Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e de Administração Prisional (Seap), que ficarão responsáveis por tais registros, o objetivo é que todas as 187 unidades prisionais do Estado e as 36 unidades socioeducativas tenham servidores aptos a preencher o Reds. A Sesp também acredita que com a transferência do Reds para estes servidores será possível ter mais precisão nas informações desses registros primários, já que serão feitos por pessoas que estão no local e conhecem a rotina da unidade prisional.

O Presidente do SINDASP-MG, Adeilton Rocha, comemora a conquista e acredita que este novo formato significa mais um passo para a integração das forças de segurança e para a desburocratização procedimento de detenção. O Reds poderá ser lavrado pelos servidores do Sistema em caso de ocorrências como lesão corporal, ameaça, dano, porte e posse ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma branca, ingresso ilegal de celular ou rádio, uso e consumo de drogas e tráfico ilícito de drogas.

Notícias relacionadas